A AUTOMEDICAÇÃO junio 08, 2020
A AUTOMEDICAÇÃO
Medicamentos devem ser ingeridos somente sob orientação médica
a automedicação é um problema de saúde pública,
A automedicação, muitas vezes vista como uma solução imediata para alguns sintomas, também pode trazer consequências mais graves do que se imagina, como reações alérgicas e dependência.
Todos os dias vemos propagandas de remédios na mídia, os quais são amplamente ingeridos pela população, porém, todos eles têm efeitos benéficos e adversos, podendo gerar alergias, que podem ser leves como coceira e vermelhidão, moderadas como inchaço e erupções na pele ou tão graves como o choque anafilático, sonolência, diminuição de reflexos, arritmias e, se consumidos em doses tóxicas, até o risco de morte”, alerta o médico.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar, inclusive, no agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.
Outra preocupação em relação ao uso dos remédios refere-se à combinação inadequada. Nestes casos, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito de outro. “Existem inúmeras interações medicamentosas entre as drogas. São tantas que mesmo os médicos treinados têm que recorrer à literatura especializada com frequência para checar se pode ou não usar esse ou aquele remédio em conjunto”, ressalta o profissional.
.O uso abusivo desses medicamentos sedativos pode induzir ao coma e à depressão da capacidade respiratória, podendo levar à morte”, alerta o médico.
Comentários
Postar um comentário